Através do Levantamento Planialtimetrico realizado pelo Topográfo, extraímos informações que auxiliam na locação da obra em relação ao desníveis ou planicidade dos terrenos. Esse projeto ajuda a “encaixar” a obra de forma eficiente no terreno.
O projeto Arquitetônico, é um desenho técnico capaz de materializar ideias, transformando informações de um simples sonho pessoal, em algo potencialmente executável. Antecipa as concepções desejadas da edificação antes de sua execução, reduzindo as dores de cabeça no canteiro de obra.
Projeto técnico que baseado na arquitetura, calcula, dimensiona e estabelece os elementos estruturais (cintas, pilares, alvenaria, vigas e lajes). Analisa-se todos os esforços e cargas sofridas pela edificação, levando em consideração a resistência do terreno onde a obra será executada.
Engloba todo o sistema elétrico da edificação, sempre analisando a demanda futura a ser usada proporcional a quantidade de pontos elétricos (tomadas, interruptores e iluminação) detalhando em desenhos técnicos os circuitos de energia de forma organizada e funcional. Também realizammos Projetos Luminotécnicos, e em casos específicos o Projeto de SPDA (Projeto De Sistema De Proteção De Descargas Atmosféricas).
Detalha tudo que envolve água e esgoto. Especifica o local da entrada do abastecimento de água; tipo e volume do reservatório; saídas de esgotos de cozinhas e banheiros. E mais, também envolve sistemas de reaproveitamento de água, tratamento de esgoto e sistemas de fossa séptica. Através desse projeto é fornecido uma planilha de quantitativos, evitando compras erradas e/ou desperdício.
Documento técnico elaborado por meio de relatório fotográfico e observações realizadas através de visita ao local da situação em questão. Pode incluir as possíveis intervenções e tratativas necessárias ou ser apenas de caráter analítico e avaliativo, dando base para futuros projetos ou soluções. As conclusões e referências sempre serão embasadas pelas orientações das Normas Técnicas relativas.
Desmembramento é a divisão de um terreno que ainda não foi dividido em lotes. Também existe o desdobro que é a divisão de um “lote maior” em outros “lotes menores”, mantendo as suas características básicas como topografia e o perímetro total.
Remembramento é um procedimento de unificar dois ou mais lotes vizinhos, formando um novo terreno com a somatória das áreas. Cada Município tem sua própria legislação que regula os procedimentos para o remembramento de terrenos.
Projeto que calcula os volumes de cortes e aterros de um terreno, ou seja, “projeta as movimentações de terra” com a finalidade de preparar o terreno para receber o empreendimento.
Projeto extremamente técnico, específico para grandes obras, ou para residências que estejam localizadas em terrenos muito acidentados.
O Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PCIP) é aquele que reúne um conjunto de informações técnicas, especificando rotas de fuga sinalizadas, meios para detecção e controle da propagação do incêndio, e sua consequente contenção e/ou extinção.
Para empreendedores que pensam em investir no ramo de Posto de Combustíveis, mas não sabem por “onde começar” e como executar tal empreendimento, oferecemos suporte técnico especializado através de uma equipe multidisciplinar que ajudará desde a liberação documental, até a conclusão construtiva do empreendimento.
A consultoria especializada atua desde a liberação de documentos ambientais, aprovação de projetos legais, e a construção do posto (cobertura metálica, tanques, bombas, construção civil e acessos).
Com profissionais experientes e habilitados para todas as etapas, viabilizamos os investimentos em um ramo consolidado, e crescente nos últimos anos.
Documentação técnica orientada pela NBR 12751:2006, Lei Federal 4.591/64 e normas cartoriais, com o objetivo de registrar a incorporação de empreendimentos multifamiliares.
Essencial para condomínios de prédios e casas prontas, é indispensável para o registro legal no Cartório. Além disso, garante e regula os direitos e deveres dos futuros proprietários (condôminos) quanto ao uso das unidades adquiridas. Tal documentação separa as unidades em “uso privativo” e “uso comum”.
Esse projeto tem a finalidade de favorecer ao indivíduo que queira pleitear na justiça a posse definitiva de um imóvel.
Situações de terrenos abandonados (ou residências desocupadas), aliados a quesitos legais relacionados ao tempo de ocupação, favorecem o pleito.
As Plantas Baixas, documentos técnicos e Memoriais Descritivos, são anexos ao processo judicial que julgará a viabilidade (e legitimidade) da posse legal de um determinado imóvel ao solicitante.
Toda obra privada deve ser comunicada à Prefeitura Municipal. Para isso, é necessário abrir um processo de acordo com o tipo de finalidade e/ou serviço:
Aprovação de Projeto Arquitetônico Inicial, no caso de obra nova;
Retificação de Projeto Arquitetônico, para alterações no projeto anteriormente aprovado;
Regularização de Edificação, para reforma de construção existente.
Em todos os casos é apresentado o Projeto Arquitetônico para avaliação junto à Secretaria Municipal de Urbanismo/Obras da cidade.
O Alvará de Construção é um documento emitido pela Prefeitura após a conclusão do processo de Aprovação do Projeto Arquitetônico. Para essa aprovação são cobradas taxas de serviços públicos pertinentes a cada caso e por fim, é liberada a Licença para Construção.
O Habite-se é outro documento emitido pela Prefeitura que declara que o imóvel foi construído de acordo com as normas municipais e que pode ser habitado. Ele só é liberado após a vistoria realizada pelo Setor de Fiscalização Municipal, comprovando que a construção está compatível com o Alvará de Construção e com o Projeto Arquitetônico.
São representações tridimensionais que transformam os projetos 2D em algo mais realista. Apresentam algumas similaridades, porém diferem em seus objetivos finais.
O Projeto 3D é uma maquete virtual, capaz de simular o resultado final do projeto, ele é mais utilizado para demonstrar a estética final da obra, realçando texturas, sombras e profundidade. Dependendo do software utilizado, as imagens são comparadas a fotos reais.
O Projeto BIM é tecnicamente mais sofisticado e leva em consideração várias disciplinas de projeto em um único modelo. Com ele em mãos, é possível vislumbrar a obra por completo, identificar previamente erros, solucionar interferências entre os projetos (Arquitetura, Estruturas, Instalações Hidrossanitárias e Elétricas) e corrigir antes de iniciar a obra.
Atualmente através de aplicativos, o modelo 3D do BIM pode ser manipulado até mesmo pelo celular, inserindo o projeto 3D diretamente no lote físico com as dimensões reais dos seus elementos.
A Caixa Econômica Federal concede financiamento para construção, conclusão, reforma e/ou ampliação de residências individuais. Para o aceite da proposta pelo banco, é necessário preencher formulários técnicos relatando as condições da obra.
O principal documento é chamado PCI – Proposta de Construção Individual, que faz o cruzamento de dados técnicos de todas as etapas da obra, considerando seus projetos e características construtivas. Basicamente a PCI é a junção de Memorial Descritivo, Orçamento e Cronograma físico-financeiro.
Este documento deve ser elaborado pelo Engenheiro Civil e apresentado à Caixa Econômica Federal junto com outros documentos exigidos como: Alvará de Construção, Projeto Arquitetônico, Projetos Complementares e ART de Execução de Obra.
Trabalhamos com a concepção dos mais diversos tipos de projetos voltados para a engenharia civil, oferecendo qualidade e respeitando às normas vigentes.
(31) 9 9680-1478
contato@linearprojetos.eng.br